Início / Dicas / Placas do Mercosul começam a valer em 1º de setembro no Brasil, veja como será

Placas do Mercosul começam a valer em 1º de setembro no Brasil, veja como será

O prazo para as placas de veículos adotarem o padrão dos países do Mercosul vai começar em 1º de setembro de 2018, informa resolução publicada nesta quinta-feira (8), no Diário Oficial da União.

Na quarta-feira, o Ministério das Cidades havia divulgado que a nova placa brasileira teria 6 meses para entrar em vigor.

A placa com novo padrão jé é usada na Argentina e deveria ter começado a ser adotada no Brasil em janeiro de 2016, mas foi adiada duas vezes: primeiro para 2017 e, depois, sem prazo específico.

Veja como serão as novas placas de veículos no Brasil (Foto: Karina Almeida/G1) Veja como serão as novas placas de veículos no Brasil (Foto: Karina Almeida/G1)

Veja como serão as novas placas de veículos no Brasil (Foto: Karina Almeida/G1)

Veja perguntas e respostas sobre a nova placa de identificação para veículos:

Quando começa a valer a nova placa?

  • 1ª etapa começa em 1º de setembro de 2018;
  • Será válida para modelos zero quilômetro, veículos que passarem por processo de transferência de município ou propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas;
  • Os veículos usados terão até 31 de dezembro de 2023 para mudar.

Comprei carro agora, ele já terá a placa do Mercosul?

Ainda não. Os departamentos de trânsito de cada estado terão até 1º de setembro de 2018 para começar a emplacar com o padrão Mercosul.

Qual será o preço?

Ainda não existe uma definição de quais serão os valores de novas placas, que serão pagas pelos proprietários dos veículos, como é atualmente.